Notícias de última hora

Gestão da Carreira Profissional e o Mercado de Trabalho



Por Elza Baracho

O mercado de trabalho atual é dinâmico e mutável e exige do ser humano eterna busca para gestão da profissão. Para que ocorra planejamento de carreira é necessário prover estratégias sobre qualificação profissional e associar ferramentas ao cotidiano que possibilite destacar colaboradores competentes. Quando namoramos ou casamos temos sempre que “inventar” coisas para não cair na rotina. No trabalho é a mesma coisa, temos um relacionamento que queremos que dure e para isso temos que nos reinventar e usar a criatividade.Hoje são valorizados profissionais versáteis, colaborativos, conectados e donos de um espírito empreendedor. 

A qualificação está ligada a forma como adquirir conhecimento técnico e competências através de cursos, graduações, pós-graduações e as estratégias utilizadas para desenvolver habilidades comportamentais úteis que facilitem decisões no cotidiano. As exigências do mercado de trabalho torna o colaborador mais preparado para assumir responsabilidades. A principal é a comunicação, ferramenta essencial para evitar 90% dos conflitos. Apresentar uma linguagem objetiva e precisa para enviar uma mensagem clara com a certeza que a mesma foi realmente compreendida. Trabalhar em equipe é indispensável, convivemos com pessoas que apresentam diferenciais e trabalham em um mesmo propósito. Sem essa habilidade comportamental são grandes as chances de apresentar conflitos e intrigas desnecessárias. 

Conviver em equipe é ter espírito de solidariedade e empatia. Fácil não é, por que pessoas são diferentes e ser solidário requer treino. Outro ponto é a informática, os setores das empresas tornaram-se informatizados, são várias ferramentas tecnológicas que auxiliam as tarefas diárias. É necessário estar conectado as tecnologias. Ter um segundo idioma é primordial em algumas profissões, é o sistema novo que vem inglês ou até mesmo um e-mail que precisa ser bem traduzido para saber se é um fake news. Vale ressaltar que outra exigência é a inovação no conhecimento técnico dentro da área que está ou a escolhida para atuar. Colaborador engessado não cresce, é imprescindível trazer novas soluções para dentro da empresa. A busca pela qualificação agrega valor a tarefa ou atividade e apresenta resultados satisfatórios. 

Por conta disso, estará bem mais perto de conseguir uma promoção ou aumento de salário. Finalmente, e não menos importante buscar fortalecer laços com outros profissionais, ampliar rede de contatos e conhecer pessoas; pode auxiliar em firmar o emprego que já tem ou surgir novas oportunidades. Uma ideia inovadora pode vir tanto de um curso de aperfeiçoamento, uma pós graduação ou de uma conversa de corredor. Sendo assim, ter iniciativa para tomar decisões, ser mais participativo, fazer sugestões úteis e criativas são características de pessoas proativas. Lembrem-se que o trabalho também é um relacionamento que exige cuidado e atenção, que não pode ficar em segundo plano na sua vida. O excelente profissional é lembrado por outros e jamais esquecido. Então, se qualifique, esteja disponível e proativo. Participe mais das decisões da sua empresa. Aperfeiçoe o conhecimento técnico e compartilhe com todos da sua rede. 

A qualificação não é custo é investimento pessoal, um conhecimento seu que ninguém tira e levará para vida. É importante tanto para aqueles que atualmente estão empregados, para os que estão fora e desejam uma vaga no mercado trabalho. Com esse investimento estará mais preparado para o mercado competitivo e assim superar as diversas exigências que o mercado impõe. Vale lembrar que este planejamento pode ser traçado por você: a dica é não esperar que a empresa exija mais qualificação profissional, seja proativo.O empregador reconhecerá que tem funcionário motivado e que merece estar no quadro de colaboradores. Além de aumentar sua chance de ter um plano de carreira mais seguro, terá mais possibilidades de manter um emprego estável por muito tempo. Vá a luta!!

Nenhum comentário