Notícias de última hora

Lavagem deste ano começa no Beco do Fuxico e acaba na Beira Rio




A Prefeitura de Itabuna anunciou, há pouco, que o percurso da Lavagem do Beco do Fuxico sofrerá mudança neste ano por causa da falta de água. Marcada para o próximo dia 23, a lavagem não será a seco, mas a festa começará na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico) e terminará nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron (Beira-Rio). Nada de Avenida do Cinquentenário, a não ser como passagem.
A lavagem será apenas simbólica, com o tradicional banho de cheiro das baianas, na Beco do Fuxico. Elas saem da Praça Laura Conceição (Praça da Catedral) em direção à Duque de Caxias e Travessa Adolfo Leite. De lá, baianas e foliões seguem para a Beira-Rio.
– Houve consenso na alteração do percurso da festa durante encontro dos representantes dos blocos com a organização, principalmente pela necessidade de uso intensivo de água para a limpeza da área tradicional onde há anos ocorria o evento – disse o diretor de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Souza (Kiko).
Segundo ele, caso fosse mantido o percurso, na Avenida do Cinquentenário e Praça Adami, seriam necessários entre cinco e oito caminhões-pipas para fazer a higienização das vias. Porém, ele não informou qual a economia de água que haverá com a mudança de trajeto.
BLOCOS E ALAVONTÊ
Por enquanto, estão confirmadas as participações dos blocos Maria Rosa, Encantarte, Mendigos de Gravata e Hora Extra, que seguirão as baiana no cortejo da Laura Conceição até a Beira-Rio. No circuito na orla, estarão os blocos Dez Casados, Berilo, Ouro, As Bandidas, Planeta Reggae e Fuleragem. A Lavagem do Beco do Fuxico deste ano terá o desfile da Fubica Rixô Elétrico, patrocinada pelo governo baiano, por meio da Bahiagás, e a Banda Alavontê, no trio Pranchão, a partir das 22 horas. A lavagem começa no início da tarde do dia 23.

Nenhum comentário