Notícias de última hora

Ensino continua péssimo no sul da Bahia


   


Um levantamento divulgado nesta quinta-feira, com base em dados do Ministério da Educação, mostra que somente 28,9% dos estudantes da rede pública em Itabuna têm desempenho adequado quando o assunto é leitura.
Ele também indica que só 23% dos alunos públicos em Itabuna têm conhecimento adequado sobre matemática. No geral, os estudantes do quinto ano do fundamental ficaram com média de 4,2 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A escala vai de 0 a 10. O IDEB do nono ano foi de 3,4. Em Ilhéus, somente 23,1% dos estudantes do quinto ano do ensino fundamental têm desempenho adequado em leitura. O percentual cai para 19,8 quando o assunto é matemática.
Os alunos do quinto ano da rede pública de Ilhéus tiveram média de 3,6 pontos no IDEB. Já os estudantes do nono ano do ensino médio obtiveram média de 3,2 pontos. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de São Paulo.
A exemplo do que ocorre em Itabuna e Ilhéus, o desempenho dos estudantes de municípios menores do sul da Bahia também é baixo. Em Itajuípe, somente 28,2% têm boa leitura e o nível de conhecimento de matemática é 23,7%.
Em Itapé, o desempenho ainda é pior. O nível de boa leitura atinge só 19,2% dos alunos. Em matemática, 23,5% dos estudantes da rede municipal estão com desempenho adequado.
Em Ibicaraí, 23% dos estudantes foram bem avaliados no quesito leitura. O desempenho melhora quando o assunto é matemática, com 25% dos alunos bem avaliados.

Nenhum comentário