Notícias de última hora

Troque a vitamina da farmácia pela da feira!


Quer prevenir um resfriado? Dá-lhe vitamina C. Cansaço? Manda ver no polivitamínico.  Usados para dar um up na saúde, os suplementos nutritivos caíram no gosto da população.  “Esses multivitamínicos trazem a promessa de atenuar o problema e, aliados à venda sem receita médica e ao apelo visual interessante, são muito procurados”, diz Roberto Luís Zagury, da Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Mas será que é preciso tomar suplementos? “Só um exame de sangue pode indicar a deficiência de nutrientes. Quem não precisa e toma diariamente pode ter complicações a longo prazo, como cálculo renal, arritmia cardíaca." E pensar que manter-se em dia com as vitaminas é mais fácil do que se imagina.  “Se comer vegetais verdes escuros, frutas e legumes com frequência, dificilmente terá de repor", afirma o médico. Conheça as funções das vitaminas e o que, em excesso, cada uma delas pode causar. De quebra, descubra onde encontrá-las nos alimentos!
VITAMINA C
- Serve para: é muito famosa por fortalecer o sistema imunológico, apesar de não fazer mágica em quadros de gripes e resfriados.  Tem ação anti-oxidante, ajuda a prevenir infecções, potencializa a absorção de ferro dos alimentos e dá aquela forcinha na produção de colágeno. E é fácil encontrar essa forte aliada da saúde nas refeições diárias. 
- Em excesso provoca: acidificação da urina, desconforto gastro-intestinal e alterações no ciclo menstrual.
- Onde encontrar: frutas como laranja, limão, morango, kiwi. Batata, agrião, couve-flor e alho.   
CÁLCIO
- Serve para: ele é o cara! Mineral com maior aproveitamento dentro do organismo humano. Trabalha na formação estrutural dos ossos e dos dentes e coordena as ações do sódio e do potássio na contração muscular do coração.
- Em excesso provoca:  formação de cálculos renais (pedras nos rins) e pode levar a insuficiência renal (através do depósito de cálcio nos rins - processo conhecido como nefrocalcinose ).
- Onde encontrar: leite e derivados, como queijos, iogurte...
ÔMEGA 3
- Serve para: é importante na proteção de doenças cardiovasculares e faz bem ao cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. Também reduz estresse e colesterol e ainda ajuda a combater a TPM. 
- Em excesso provoca: nos casos mais extremos, pode acontecer o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue e excesso de gordura no fígado, que dificulta a regeneração do órgão.
- Onde encontrar: em peixes como sardinha, atum, bacalhau, cação e salmão. Você pode apostar em outros alimentos e ingredientes que têm o nutriente, como azeite de oliva, óleo e semente de linhaça, brócolis, rúcula e espinafre.
VITAMINA D
-Serve para: ativada com a exposição solar, ela está em poucos alimentos. Cerca de 90% vem do sol. Necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela influencia no sistema imunológico, ajuda na prevenção do diabetes e no tratamento de doenças autoimunes.
- Em excesso provoca:  perda de apetite, náuseas e vômitos. Pode levar a hipercalcemia,, que significa  excesso de cálcio no sangue  (explicado no ítem do cálcio).
- Onde encontrar:  bacalhau, salmão, leite e gema de ovo, mas principalmente  tomando sol por 15 minutos, três vezes na semana e sem filtro.
VITAMINAS DO COMPLEXO B
- Serve para: esses nutrientes dão um empurrãozinho para o corpo usar glicose, ácidos graxos e aminoácidos com eficiência. Ainda são fundamentais para o funcionamento do sistema neurológico.  B1, B2, B3, B5 e B6 necessitam uma da outra para realizar as funções. Já a B12 e a B9 são as independentes.
- Em excesso provoca: neuropatias periféricas – afeta os nervos periféricos, responsáveis por enviar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo, e distúrbio da marcha, ou seja, o jeito de andar.
-Onde encontrar: carnes, leites, ovos, legumes, feijão, peixes, folhas verdes.
VITAMINA E
- Serve para: a função antioxidante é a mais importante, já que neutraliza os radicais livres, que causam envelhecimento.  Previne formação de coágulos. 
- Em excesso provoca:  disfunção na coagulação sanguínea, dor de cabeça e desconforto gastro-intestinal.
- Onde encontrar: vegetais verdes escuros, sementes de girassol, amêndoas, salmão, sardinha e abacate.
POLIVITAMÍNICOS
Em pílula, líquido ou pó, eles concentram todas as vitaminas e minerais essenciais na dose adequada para o uso diário. A promessa é de compensar tudo o que você não consegue adquirir apenas com alimentação. Mas é preciso ter o aval de um  médico para esse consumo. Segundo o especialista, não é para tomar por tomar, só por que a vizinha toma e disse que foi bacana para ela.  Em excesso, eles também podem provocar cálculos renais, arritmia e desequilíbrio de vitaminas no corpo.

Nenhum comentário