Notícias de última hora

Sessão Especial alerta para a importância da prevenção do câncer de mama



O movimento popular conhecido internacionalmente como Outubro Rosa foi celebrado na Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira, 15, com a Sessão Especial sobre a importância da Campanha de Combate ao Câncer de Mama e sobre as medidas de prevenção. A Sessão foi requerida pelo vereador César Brandão (PPS) e contou com a palestra do oncologista Eduardo Kowalski, no Plenário Raymundo Lima.
Na ocasião, o especialista explicou sobre os fatores de risco da doença, a exemplo do cigarro, sobre a importância dos exames preventivos, como o autoexame e a mamografia, sobre o tratamento e, sobretudo, enfatizou a importância do alerta para o diagnóstico precoce. “O câncer de mama é uma doença de fácil detecção e de bom resultado no tratamento. Por isso, a gente vem dando ênfase nessa luta, alertando para a prevenção e para o diagnóstico precoce”, explicou Eduardo.
Para César Brandão, esse alerta citado pelo especialista é imprescindível e reforça a importância do Outubro Rosa. “É muito importante estarmos, neste mês de outubro, fazendo esse trabalho de conscientização e chamando a sociedade para a luta contra essa doença que tem feito muitas vítimas em nossa cidade”, declarou o parlamentar.
Representes do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (Gapo), do Grupo Se Toque e do Grupo Câncer, Fé e Amor também participaram das discussões. Esses grupos atuam em Itabuna, durante o ano todo, reforçando o trabalho de conscientização e dando suporte a pacientes. “O Outubro Rosa consegue aglutinar diversos segmentos da sociedade em torno de um tema relevante, mas que muitas vezes fica em segundo plano”, ressaltou a coordenadora do Grupo Se Toque, Sueli Dias.

Nenhum comentário