Notícias de última hora

Prefeitura apoia a prática do esporte Rúgbi em Itabuna

A Prefeitura acertou na quarta-feira, 28, apoio para o desenvolvimento de mais uma modalidade esportiva no município, fechando um acordo para que os atletas do Itabuna Rugby Clube utilizem o Estádio Luiz Viana Filho para treinamentos. Os desportistas já iniciaram as atividades no estádio, com treinamento as terças e quintas à noite. O rúgbi é um dos esportes mais praticados em países como Nova Zelândia e Portugal.
Atletas treinam jogadas no  rúgbi - Foto2 Vladistone Menezes
Atletas treinam jogadas no  rúgbi
O acordo para utilização do espaço pelos atletas de rúgbi foi fechado pelo secretário municipal de Esportes e Recreação, Evans Maxwel da Silva, com o presidente Rugby Clube, Harrisson Pereira Nobre, e o diretor de marketing Ricardo Mendes. "Estamos apoiando todos os esportes, na medida do possível, mesmo com restrições orçamentárias. Tenho certeza que será um grande avanço para essa modalidade esportiva, que é desconhecida no sul da Bahia, mas muito praticada em algumas regiões do País", diz.
Secretário Evans Maxwel ladeado por Ricardo Mendes e  Harrison Nobre - Foto Vladistone Menezes
Secretário Evans Maxwel ladeado por Ricardo Mendes e  Harrison Nobre
Evans Maxwel destaca que nos últimos anos o município tem aumentado os investimentos em modalidades esportivas como futebol, atletismo, natação, voleibol, futsal, basquete, handebol, nas seleções masculina e feminina. Além disso, a Prefeitura de Itabuna promove competições como Bom de Bola, Melhor na Escola, Campeonato Interbairros de Futebol, Jogos Interescolares e Taça Cidade Itabuna de Futsal.
Rúgbi
Como ocorre no futebol americano, durante as partidas os jogadores têm que conquistar o campo do adversário, mas as regras são um pouco diferentes. Os jogadores marcam pontos de duas formas: uma delas quando um atleta chega ao final do campo adversário com a bola oval nas mãos, o chamado "try"; e a outra é quando acerta a bola na trave na forma de "H".
Cada partida tem duração de 80 minutos, divididos em dois tempos de 40 minutos. A bola de rúgbi tem formato oval, pesa entre 410 e 460 gramas e cada equipe conta com 15 jogadores. Ao atleta somente é permitido passar a bola com as mãos para os lados ou para trás. Para frente, a bola só pode jogada com os pés e o atleta pode usar o chamado tackle para roubá-la do adversário.

Nenhum comentário