Notícias de última hora

Conferência debate em Itabuna políticas públicas para as mulheres

A palestra "Mais direitos, participação e poderes para as Mulheres" da pedagoga Sandra Muñoz, integrante da Rede de Atenção a Violência Contra as Mulheres de Salvador e da Comissão Nacional dos Movimentos Sociais – CAMS/Seguimento de Mulheres, abre nesta quinta-feira, dia 1º, às 19 horas, na Usemi, a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Itabuna. Entre as 15 e 19 horas acontecerá o credenciamento dos participantes, enquanto a partir das 18 horas acontecerão as apresentações culturais.
Conferência Mulheres - Hot Site
Na abertura haverá pronunciamento do Chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Karla Ramos, e do Secretário Municipal de Assistência Social, Francisco Edes Batista. Até a sexta-feira, 2,
o evento vai debater questões envolvendo mulheres vítimas de violência psicológica ou física, políticas públicas que assegurem a igualdade no tratamento das condições de gênero e outras políticas na Conferência que é organizada pela Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social (SAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Consedame).
A coordenadora-executiva Rita Barros afirma que cerca de 400 mulheres dos mais diversos segmentos sociais estão sendo esperados para o evento que terá quatro eixos temáticos: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidade: Avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual, federal: Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.
Segundo a coordenadora na sexta-feira, a partir das 8 horas, haverá a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno da Conferência, seguida de apresentação cultural da Fundação Marimbeta (Jazz).Às 9h10min terão início os painéis eixos temáticos. Rita Barros informa que serão atrações antes da solenidade de abertura as apresentações culturais de Maria da Glória Sousa, Letícia Félix, Zélia Posidônio, Eva Lima, Lucivânia Nascimento, Mariana Lisboa e Isis Monteiro.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 01/10/2015 – QUINTA-FEIRA
15:00 às 19:00 – Credenciamento dos Participante
18:00 às 19:00 – Apresentação Cultural (Maria da Glória Sousa, Letícia Félix, Zélia Posidônio, Eva Lima, Lucivânia Nascimento, Mariana Lisboa e Isis Monteiro).
Mestre de Cerimônia – Karina Santana Ferreira Rosa
NOITE DE ABERTURA
19:00 – Composição da Mesa Oficial 
19:10 – Canto do Hino Nacional 
19:20 – Canto do Hino Municipal 
19:30 – Breve Pronunciamento Membros da Mesa 
20:00 – Abertura Solene da Conferência – Ilmº Sr. Secretário Municipal de Assistência Social, Francisco Edes Batista. 
20:10 – Pronunciamento Institucional da Chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia: Sr.ª Karla Ramos. 
20:30 – Palestra Magna com o tema: "Mais direitos, participação e poderes para as Mulheres". Palestrante: Sandra Muñoz – Pedagoga, integrante da Rede Feminista de Saúde, da Rede Sapata e da Rede de Atenção a Violência Contra as Mulheres de Salvador-BA e da Comissão Nacional dos Movimentos Sociais – CAMS/Seguimento de Mulheres. 
21:20 – Intervenções 
21:40 – Encerramento 
DIA: 02/10/2015 – SEXTA – FEIRA (MANHÃ) 
8:00 – Leitura, discussão e aprovação do "Regimento Interno da Conferência" 
9:00 – Apresentação Cultural – Fundação Marimbeta (Jazz) 
9:10 - Início dos Painéis dos Eixos Temáticos: Eixo Temático "I" – "Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades". Painelista: Prof.ª. Célia Regina da Silva – Jornalista e Drª em Comunicação Social. Docente e Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar Humanidades da (UFSB). 
9:30 – Eixo Temático "II"- Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios. Painelista: Sandra Muñoz – Pedagoga, integrante da Rede Feminista de Saúde, da Rede Sapata e da Rede de Atenção a Violência Contra as Mulheres de Salvador-BA e da Comissão Nacional dos Movimentos Sociais – CAMS/Seguimento de Mulheres. 
9:50 – Eixo Temático "III" - Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Painelista: Drª. Jurema Cintra Barreto – Advogada, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (subseção Itabuna/BA), Presidente da Comissão Tecnológica e Informática da OAB e advogada do Grupo Humanus. 
10:10 – Eixo Temático "IV" - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações. 
Painelista: Drª Cleide Ramos Reis – Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública, mestranda em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UNB). Promotora de Justiça Titular da 13ª Promotoria de Itabuna, com atribuições criminais. 
10:30 – Intervalo 
10: 50 – Início dos "GTs – Grupos de Trabalho": 
Eixo Temático "I": Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades – Facilitadoras: Zilma dos Santos Félix Vasconcelos (Economista/Pastoral da Criança) e Aryna Ramos Vieira (UJS/UNE).
Eixo Temático "II": Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: Avanços e Desafios - Facilitadoras: Saionara Oliveira Pastor (Assistente Social/Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher), Renata Meireles (Chefe da Divisão de Combate a Violência Contra a Mulher) e Suely das Neves (Unegro); 
Eixo Temático "III" - Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações – Facilitadoras: Bruna Veile de Melo (Marcha Mundial de Mulheres), Maria Lúcia Rosa de Jesus Souza (Diretora do CAIC) e Héllade Xavier (SEPLANTEC/PMI). 
Eixo Temático "IV" - Sistema Nacional de Políticas para as mulheres: subsídios e recomendações – Facilitadoras: Maria Aldenora Sousa (API/APLB/Sindicato) e Sônia Barros (União Brasileira de Mulheres - UBM). 
12:30 – Intervalo para o Almoço 
14:00 – Continuação das atividades dos GTs "Grupos de Trabalho" 
15:00 – Plenária Final: leitura, aprovação e discussão das propostas 
16:30 – Intervalo 
16:45 – Eleição dos Delegados (votação e apuração da eleição) 
18:00 – Encerramento 
COMISSÃO ORGANIZADORA: 
Secretário Municipal de Assistência Social e Presidente da 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Itabuna-BA – Francisco Edes Batista; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna/CONSEMDAMI: Sueli Maria de Souza; 
Assessora da SAS e Coordenadora Executiva: Maria Rita de Barros Santana 
Coordenadora do Credenciamento: Márcia de Brito Soares 
REPRESENTANTES SEGUIMENTO GOVERNAMENTAL: 
1 – Secretaria Municipal de Assistência Social 
Titular: Maria Rita de Barros Santana 
2 – Secretaria Municipal de Educação 
TITULAR: Urânia Maria O. dos Santos 
3 – INCRA 
Titular: Rita Maria de Souza 
4 – Secretaria Municipal de Saúde 
TITULAR: Ivana Alonso de Oliveira 
REPRESENTANTES DO SEGUIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL: 
1 – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna – CONSEMDAMI 
TITULAR: Sueli Maria de Souza 
2 – Marcha Mundial de Mulheres 
TITULAR: Bruna Veile de Melo 
3 – Grupo Humanus/Chá com Bolachas 
TITULAR: Laura Miranda 
4 – Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Subseção Itabuna 
TITULAR: Nélia Ferreira 
5 – Movimento Negro Unificado – MNU
TITULAR: Ivone Miranda dos S. Menezes 
CONVIDADOS: Karina Santana Ferreira Rosa (Secretaria Municipal de Assistência Social), Maria de Fátima Mariá Dias Braga (Fundação Marimbeta), Dinamar Guimarães da Silva (Secretaria de Esporte e Recreação) e Miralda de Jesus Chagas (Secretaria de Saúde).

Nenhum comentário