Notícias de última hora

Semana de trânsito começa nesta sexta (17)

Considerada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) como um momento de fortalecimento das ações educativas realizadas ao longo do ano, a Semana Nacional do Trânsito será aberta oficialmente em Itabuna nesta sexta-feira, 18, a partir das 8h30min, com uma solenidade programada para o auditório do SEST/SENAT, na Avenida José Soares Pinheiro. Tendo como tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”, as atividades serão desenvolvidas até o próximo dia 25 de forma itinerante em diversos bairros e na área central da cidade.
Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana do Trânsito acontece em todo o território nacional com o objetivo de propagar valores que possam contribuir para um trânsito mais humanizado, de respeito e cooperativo entre as pessoas. Durante a solenidade, a Diretoria de Educação para o Trânsito da Settran apresentará às autoridades, instituições parceiras, aos profissionais de imprensa e representantes da sociedade civil organizada a programação oficial da Semana Nacional do Trânsito.


Segundo o secretário de Transportes e Trânsito e presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)​, Roberto José da Silva, a temática da Semana Nacional do Trânsito deste ano propõe uma mudança no comportamento dos usuários das vias públicas da cidade. “A ideia é aproveitar o momento para evidenciar ações educativas, despertando de forma lúdica e interativa a responsabilidade que condutores e pedestres devem exercer no trânsito, na perspectiva de favorecer o direito de ir e vir de todos”, argumentou.
A programação das atividades incluem blitzen educativas com o Grupo Teatral da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) em bares e áreas de grande movimentação no trânsito, o Atravecity Itabuna, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, além da inserção do município nas ações do Dia Mundial Sem Carro.
Constam ainda das atividades uma exposição no Shopping Jequitibá e mutirões itinerantes nos bairros Santo Antônio, Urbis IV, Califórnia, São Caetano/Jardim Primavera e Fátima. Para desenvolver a Semana Nacional do Trânsito, a Settran conta com a parceria de outras dez instituições, a exemplo do 15º Batalhão de Polícia Militar, polícias Rodoviárias Estadual e Federal, 5ª Ciretran, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e instituições de ensino Superior (IES) da rede privada, SEST/SENAT e FICC.

Nenhum comentário