Notícias de última hora

Prefeitura de Itabuna recebe produtos de agricultores familiares do Ribeirão Seco

Na manhã desta segunda-feira a agricultora familiar Nazadi Cardoso dos Santos se reuniu com outros produtores rurais da região do Ribeirão Seco para assistir a pesagem e entrega de produtos à Prefeitura de Itabuna pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A garantia da compra de parte da produção pelo tem mudado a vida de quem planta no campo, como é o caso dos agricultores familiares integrantes de 13 associações rurais do município.
Venda de Produtos ao PAA  foto 04 Pedro Augusto
Venda de Produtos ao PAA
Dona Nazadi não continha sua alegria ao arrumar bananas, couve e aipim em caixas para a pesagem que estava sendo coordenada por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. "É possível conhecer os benefícios que o PAA tem feito na vida de quem tira da terra o seu sustento", disse dona Nazadi, expressando sua felicidade em participar do programa realizado pelo Governo federal.
Nazadir Cardoso dos Santos Produtura foto 03 Pedro Augusto
Nazadir Cardoso dos Santos Produtura
Já dona Maria de Lourdes Santos, outro exemplo de superação e fé na produção agrícola, também se dizia feliz. "Comecei a plantação do zero, sem nenhum tipo de incentivo. Ao redor de casa comecei com uma pequena plantação do que a terra aceitava. Colocava os produtos em uma caixa e saía de bicicleta para vender na feira. Foi um tempo muito difícil", afirmou. Com a persistência de quem acredita no que faz, dona Maria de Lourdes não desistiu. "Agora, a situação mudou. A gente recebe assistência técnica da Prefeitura e ainda vende parte do que produz para o PAA. Está uma maravilha", comemora.
Maria de Lourdes Santos Produtora foto 02 Pedro Augusto
Maria de Lourdes Santos Produtora
Com o apoio do PAA, a vida da agricultora familiar começou a mudar o que elevou sua autoestima. "Agora dá para programar minhas finanças a partir do que entrego para o PAA. Além de ganhar o meu dinheiro, fico feliz em saber que tudo que planto com amor é entregue às instituições que precisam de ajuda. Dessa forma, sinto mais amor pelo meu trabalho e pela minha horta", expressou emociona dona Maria de Lourdes.
Para o agricultor familiar Braziliano Santana dos Santos, há 42 anos atuando em sua propriedade no Ribeirão Seco, a ação coordenada pela Prefeitura de Itabuna fortalece a produção e incentiva o trabalho realizado na zona rural. "Teve época que a gente não conseguia comercializar tantos produtos na feira livre. Agora, o ano todo tenho renda certa para investir na produção", disse o produtor rural. Além do Ribeirão Seco, agricultores familiares do Serrado, Roça do Povo, Mutuns e Morumbi também vão entregar produtos pelo PAA.
Brasiliano Santana dos Santos produtor foto 01 Pedro Augusto
Brasiliano Santana dos Santos produtor
O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo federal tem se constituído numa importante ação social para as famílias que vivem no campo. Além disso, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, geração de emprego e renda e ainda promove o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção entregue gratuitamente às instituições assistenciais e filantrópicas da cidade, como creches, asilos, albergues, etc.

Nenhum comentário