Notícias de última hora

Instituições militares de Itabuna finalizam preparação para o 7 de Setembro

Marcha sincronizada ao som da banda marcial, gritos de guerra de acordo os respectivos pelotões e passos firmes. Assim os estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM) e policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar e das companhias independentes de Polícia Rodoviária, Tático Sul e do Esquadrão de Polícia Montada ocuparam nesta quinta-feira 1.520 metros de pista pavimentada do antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho para o ensaio geral em preparação ao Desfile de 7 de Setembro que marcará, em Itabuna, as comemorações pelos 193 anos da Proclamação da Independência do Brasil.

Unidades especiais da Polícia Militar preparam surpresas para o público no 7 de Setembro em Itabuna - Foto Pedro Augusto
Unidades especiais da Polícia Militar preparam surpresas para o público no 7 de Setembro em Itabuna

O ensaio serviu para que o Comando Geral e o Cerimonial do 15º BPM pudessem observar as necessidades de ajustes em cada pelotão e atraiu inúmeros curiosos que acompanhavam a evolução dos mais de 520 integrantes das instituições militares sediadas em Itabuna. Segundo o Major PM Alberto Beanes Filho, a participação da Polícia Militar nas comemorações cívicas do 7 de Setembro é motivo de muito orgulho para os militares.
"Por ser a Data Magna que lembra a Independência brasileira do jugo português, nós militares nos empenhamos para poder participar com muito garbo deste momento festivo. Ressalto a importância por termos conquistado uma nação livre", disse o Major. Beanes destacou que para o 7 de Setembro deste ano, a Policia Militar vai desfilar pela Avenida do Cinquentenário trazendo como novidades a recente implantação da Companhia Independente de Policiamento Tático Sul/ Rondesp Sul e o Esquadrão de Polícia Montada.

Marcha sincronizada e passos firmes no ensaio geral dos alunos do CPM para o 7 de Setembro em Itabuna - Foto2  Pedro Augusto
Marcha sincronizada e passos firmes no ensaio geral dos alunos do CPM para o 7 de Setembro em Itabuna

A festa da Independência em Itabuna terá como tema "Brasil, Terra de Sonhos, Encantos e Magia!" e contará com a participação de 42 instituições entre organizações militares, escolas das redes públicas – municipal e estadual – e particular de ensino, bem como movimentos sociais, clubes de serviços, grupos e entidades da sociedade civil organizada. A expectativa da Comissão Organizadora da Secretaria Municipal da Educação é que seja protagonizada por mais de 2.500 participantes.
Comandantes de organizaçoes militares de Itabuna acompanharam o ensaio geral do 7 de Setembro - Foto Pedro Augusto
Comandantes de organizaçoes militares de Itabuna acompanharam o ensaio geral do 7 de Setembro

A programação terá início às 8 horas, com a solenidade de hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Itabuna, em frente ao palanque oficial, na Praça Adami. Após passar em revista às tropas militares, na Avenida Fernando Cordier, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, autorizará o início do desfile cívico, cuja abertura será feita pelo grupamento formado pelo Tiro de Guerra 06-007, Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão de Policia Militar, policias Rodoviária Estadual e Federal, além do Grupamento de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal.

Nenhum comentário