Notícias de última hora

Estudo mostra que diabetes tipo 2 está relacionado a doenças mentais

Um estudo publicado pela revista Nerology concluiu que o diabetes tipo 2 pode desencadear distúrbios mentais, como o Alzheimer, segundo o Minha Vida. Os cientistas selecionaram 65 participantes com média de 66 anos, sendo metade com quadro de diabetes tipo 2. 

Durante dois anos, os participantes tiveram suas capacidade de contração em resposta a estímulos medida e o que se verificou foi que, durante este período, os pacientes com diabetes apresentaram 12% menos reatividade dos vasos cerebrais, além de queda em tarefas congnitivas, do que o grupo de pacientes sem diabetes. 

Na prática, isto significa que o quadro de inflamação típica do diabetes tipo 2 danifica a irrigação de sangue cerebral, possibilitando um declínio da função cerebral e uma piora nas atividades diárias de idosos, algo que pode resultar em doenças mentais graves, como o Alzheimer. Felizmente, o diabetes tipo 2 é uma doença muito relacionada ao estilo de vida. Alimentaçao balanceada, prática de exercícios físicos e diminuição do estresse são algumas das formas de evitar o desenvolvimento da doença.

Nenhum comentário