Notícias de última hora

ESCOLA EVERALDO CARDOSO RECEBE KIT PARA CRIAÇÃO DE HORTA PELOS ALUNOS

Surpresa e muita alegria marcaram a hora do intervalo no Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso, no barro São Caetano, na manhã desta sexta-feira. A Prefeitura de Itabuna, a através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - Seagrima presenteou alunos e professores da unidade escolar com a entrega do kit necessário à prática das ações do projeto "Horta na Escola".
Alunos e professores festejam entrega do kit necessário à criação da horta na escola - Foto Gabriel de Oliveira
Alunos e professores festejam entrega do kit necessário à criação da horta na escola
As ferramentas, a exemplo de enxadas, enxadões, arame, regadores, adubos, carrinho de mão, mangueiras, caixa d'água e tesouras de poda, foram doadas com o apoio do Sindicato dos Taxistas de Itabuna. A estudante Samira Silva Santos, sete anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental, falou de sua felicidade em poder aprender mais sobre a produção agrícola e meio ambiente em meio às disciplinas normais do seu curso.
"Há muito estava esperando para poder começar logo a plantar as mudas que já separamos. Estou muito feliz. Eu nunca vi tanta coisa para ajudar a plantação da hora de nossa escola. Agora vamos aprender a usar cada uma das ferramentas na produção de alimentos", disse empolgada Samira. Já seu colega Lucas Francisco Souza Santo, 11 anos, disse que é muito importante os alunos ajudarem na produção de alimentos que vão complementar e variar o cardápio da merenda escolar.
Criação de hortas na Escola Everaldo  Cardoso pelos alunos será ampliada em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 2
Criação de hortas na Escola Everaldo  Cardoso pelos alunos será ampliada em Itabuna
"É nossa chance de ajudar ainda mais a nossa escola. E aprender mais. Quero plantar muitas coisas para servir aos meus colegas e ter o orgulho de levar para a minha família em casa. Além disso, nunca tivemos muitas atividades fora das salas de aula. Isso também é um momento de diversão para todos nós, além do aprendizado", disse Lucas. As hortas servirão como laboratórios ao ar livre para aulas práticas de Química, Física, Biologia, Matemática, Geografia e Meio Ambiente, em um projeto que visa reforçar a educação e promover inclusão.
A vice-diretora do Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso, Priscilla Machado Nascimento, afirma que o projeto "Horta na Escola" amplia horizontes da escola, expande o aprendizado dos alunos e modifica paisagens do local, além de promover o contato direto das crianças com a terra. "A partir da produção na unidade existirá mais troca de saberes, olhares e afetos entre os alunos, monitores e professores", disse, emocionada por ter sido a unidade a primeira escola a receber o projeto.
Criação de hortas na Escola Everaldo  Cardoso pelos alunos será ampliada em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 3
Criação de hortas na Escola Everaldo  Cardoso pelos alunos será ampliada em Itabuna
Caberá às secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Agricultura e Meio Ambiente, respectivamente, ceder a terra vegetal necessária à preparação da horta e os técnicos agrícolas. "Agora, acompanharemos passo-a- passo as hortas, com a ajuda dos monitores da Seagrima. Certamente, nossos alunos terão muito a aprender com o preparo o solo, compostagem, plantar, regar, colher a produção", expressou a vice- diretora do Grupo Escolar Everaldo Cardoso.
Para diretora do Departamento de Meio Ambiente da Seagrima, Ana Paula Carvalho, a iniciativa da Prefeitura de Itabuna não estimula apenas a produção agrícola na unidade, mas insere os jovens na necessidade dos cuidados ao meio ambiente. "A nossa predisposição em desenvolver esse projeto-piloto nessa unidade escolar é fornecer não somente os insumos agrícolas necessários, mas a orientação técnica para o cultivo de hortaliças e os cuidados da área verde já existente dentro da escola", explicou.

Nenhum comentário