Notícias de última hora

Settran de Itabuna abre inscrições para formação de novos motoristas

Veículos da EMTRAN  utilizados nas aulas para formação de condutores - Foto Ricardo Mascarenhas 530x359
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) vai abrir inscrições para candidatos à vaga na Escola Municipal de Trânsito (Emtran), nesta segunda-feira, dia 3. Dentre pré-requisitos, o candidato deverá ter idade acima dos 18 anos, ser morador de Itabuna, possuir o ensino fundamental em escola pública e, se estiver empregado, receber salário menor ou igual a dois salários mínimos.

A escola garante aulas de direção de graça para quem quer tirar a primeira habilitação de moto ou carro. A pré-inscrição pode ser feira no site da Settrran: www.settranitabuna.com.br. Os candidatos pré-selecionados serão convocados a comparecer na Emtran para apresentação dos documentos.
Depois de ter sua autorização publicada no Diário Oficial da Estado no dia 21 de março do ano passado, a Escola Municipal de Trânsito já habilitou cerca de 160 alunos que foram aprovados em exame realizado pelo Departamento Estadual de Transito (Detran).

A Escola Municipal de Trânsito de Itabuna deu início às suas atividades com o primeiro processo de inscrições no dia 21 de julho de 2014, através do site da Prefeitura, para os candidatos ao curso de primeira habilitação. Foram disponibilizadas 300 vagas distribuídas em duas turmas por mês - matutino e noturno – a partir do mês de agosto do ano passado.


Mesmo sendo vítima de vandalismo, em 21 de maio de 2015, quando um carro da escola foi incendiado, a Emtran prossegue com a determinação de permitir a pessoas carentes a qualificação necessária à carteira de motorista.

No site, o candidato encontrará informações sobre os requisitos e também a informação de que os custos com compra do laudo e realização do exame oftalmológico e psicoteste é de responsabilidade de cada aluno.

Na Emtran é tudo gratuito. São 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de aulas práticas. Além do que o aluno recebe um manual com todas informações teóricas sobre as disciplinas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Mecânica. Existe também a realização de um simulado eletrônico, que nas autoescolas particulares custa em média R$ 80,00, mas na Emtran esse simulado também é gratuito. Atualmente a Emtran conta com 2 carros e 4 motos.

Nenhum comentário