Notícias de última hora

Prefeitura construirá CAPS-AD 24 Horas para ampliar atendimento em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna vai construir, em parceria com o Ministério da Saúde, uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD 24 Horas) numa área defronte ao 15º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano. O processo de licitação já foi concluído pelo município e a obra deve ser iniciada em até 60 dias. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão para a construção da unidade, que vai ampliar o atendimento aos pacientes do município.
Modelo do CAPS AD -  24 Horas - Foto Divulgação
Modelo do CAPS AD -  24 Horas
A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Emídio, afirma que o CAPS-AD 24 Horas contará com oito leitos distribuídos em duas unidades de acolhimento, sendo uma masculina outra feminina, espaços para conveniência, refeitórios, dormitórios, postos de enfermagem, coordenação e lavanderia. A obra física será iniciada assim que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concluir a terraplanagem do terreno de 667 metros quadrados. A intervenção é a contrapartida do município.
Na unidade deste novo CAPS os pacientes de Itabuna receberão acompanhamento clínico, participarão de ações de fortalecimento de laços familiares e internamento, nos casos mais graves. A internação será por um período de, no máximo, 16 dias em situação de extrema necessidade. "Esse é o prazo máxima determinado pelo Ministério da Saúde para o internamento de pacientes com problemas de dependência química", explica Adriana Emídio.
Estrutura
De acordo com a coordenadora, a unidade contará com equipe multidisciplinar - com profissionais como psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, educador físico, psiquiatra, técnico em enfermagem, coordenador técnico e serviços gerais. "A unidade contará com a estrutura para o tratamento diário e continuado das pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo e/ou dependência de álcool, crack e outras drogas", afirma Adriana Emídio.
A unidade terá estrutura para acolher casos novos, sem agendamento prévio. O CAPS-AD 24 horas funcionará 7 dias por semana com atendimento voltado exclusivamente a pacientes moradores de Itabuna. Porém, o recebimento de pacientes será das 7 às 19 horas. No local serão oferecidos café da manhã, almoço, lanches e jantar.
Atualmente, Itabuna conta com o CAPS-AD do tipo II, que atende apenas nos dias úteis e em horário comercial. A previsão é que nova unidade esteja concluída no prazo de 12 meses e seja inaugurada até novembro do próximo ano. Itabuna será um dos poucos municípios baianos a contar com uma estrutura completa para atendimento a doentes mentais e dependentes químicos.

Nenhum comentário