Notícias de última hora

Mesmo com chuva itabunense vacina contra a paralisia infantil

O sábado chuvoso não impediu que centenas de itabunenses se dirigissem a uma unidade de saúde mais próxima de casa para vacinar as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos contra a paralisia infantil (poliomielite). O dia foi também de atualização da caderneta de vacinação para quem deixou de aplicar uma das doses para imunizar meninos e meninas contra outras doenças.
IMG 3263
Para os pais de Hugo Francisco dos Santos, 4 anos, Luana Beatriz, ano e seis meses, Maria Clara dos Anjos, 3 anos; e Breno Vieira de Sousa, o principal compromisso do sábado foi a vacinação das crianças. A mãe de Luana, Jamille Cristina Penha Souza, foi uma das primeiras garantir a imunização da filha. "Não perco campanha de vacinação porque essa é a forma de garantir proteção para ela", afirmou.
IMG 3234
O pedreiro Weldon Francisco dos Santos ficou com a missão de acompanhar Hugo até uma unidade de saúde. "A mulher está trabalhando e, como estou folgando hoje, não pensei duas vezes, coloquei logo a vacina de Hugo na agenda do dia. Sabemos quanto é importante cuidar da saúde no nosso filho", disse o pedreiro, que aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação da criança com doses para outros dois tipos de doença.
IMG 3241
A mesma atitude tiveram as donas de casa Ana Luísa Santana (mãe de Ana Clara) e Verônica Ribeiro dos Santos (mãe Breno). As crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil e ainda tomaram doses de vacinas contra sarampo e catapora. "A correria não permitiu que trouxesse logo o meu pequeno ao posto de saúde. Isso estava me incomodando muito. Com a caderneta em dia, fico muito mais tranquila", contou Verônica.
IMG 3244
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gracilene dos Santos Dias, orientou aos pais ou responsáveis que, por algum motivo, não tiveram como vacinar as crianças neste sábado, para que compareçam a uma unidade de saúde mais próxima a partir de segunda-feira,17, para assegurar a imunização. A Campanha Nacional de Vacinação prossegue até o dia 31 deste mês.
IMG 3274
A meta é vacinar quase 13 mil crianças contra a paralisia infantil no município de Itabuna. Nesse período também estarão disponíveis as vacinas contra febre amarela, hepatites (A e B), caxumba, sarampo, rubéola e coqueluche. "Por isso, é importante que os pais ou responsáveis não se esqueçam de levar aos postos de saúde a caderneta de vacinação para que o nosso pessoal faça a verificação", explicou. Na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar informações preliminares sobre a campanha.

Nenhum comentário