Notícias de última hora

Atendimento humanizado do CREADH em Itabuna é referência

Um lugar de alegria onde as dores físicas dos nossos filhos são tratadas e nossa alma se enche de alegria. Essa foi a definição que a dona de casa Ana Paula Teixeira, mãe do paciente Mateus Teixeira, usou para definir os dois anos de atendimento gratuito oferecido ao seu filho no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), na Rua da Inglaterra, no bairro São Judas Tadeu, pela Prefeitura de Itabuna. "Moramos em Arataca e duas vezes por semana meu filho é atendido pela equipe do Creadh", informa.
Psicóloga Maria Auxiliadora Silva aatende Mateus e outros pacientes no  CREADH - Foto Gabriel de Oliveira
Psicóloga Maria Auxiliadora Silva aatende Mateus e outros pacientes no  CREADH
Na unidade o atendimento é realizado diariamente das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, por uma equipe multidisciplinar integrada por médicos neurologista, ortopedista, gastroenterologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogos, enfermeiros e fonoaudiólogos. O CREADH é referenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região sul da Bahia, atendendo mais 21 municípios, além de Itabuna.
Nos dois anos de atendimento do seu filho Mateus, vitima de uma paralisia cerebral, a mãe diz que a criança já evoluiu muito e inclusive tem movimentos mais ordenados. "Ele melhorou a coordenação motora e o desenvolvimento psíquico. Atualmente consegue ficar de pé no parapódio – um aparelho que estimula a musculatura - e segurar objetos. Estamos muito contentes com os resultados", diz dona Ana Paula. "Com o trabalho realizado pela fonoaudióloga Mateus, que se alimentava através de sonda, já se alimenta normalmente e consegue mastigar", acrescenta.
Psicóloga Maria Auxiliadora Silva aatende Mateus e outros pacientes no  CREADH - Foto2 Gabriel de Oliveira
Psicóloga Maria Auxiliadora Silva aatende Mateus e outros pacientes no  CREADH
A mãe também comemora a entrega a seu filho de uma nova cadeira de rodas pelo CREADH em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). "Foi um presente para nós, principalmente para mim, pois facilitou muito a locomoção dele. A antiga cadeira de rodas já estava bastante danificada", afirma. Dona Ana Paula Teixeira ressalta que, nesse tempo em que se filho é atendido, ela tem participado de oficinas ocupacionais.
"Aprendi artesanato e a confeccionar tapetes de malha, que são oferecidas gratuitamente pelo CREADH. Só tenho a agradecer por fazer parte deste projeto que tem uma equipe tão competente e carinhosa, que consegue elevar a nossa autoestima e nos trata tão bem", contou a mãe de Mateus Teixeira. Dona Ana Paula diz ainda que, com os trabalhos manuais, muitas mães podem complementar o recurso financeiro recebido mensalmente do Beneficio de Prestação Continuada – BPC da Previdência Social.
Psicóloga Rosana Pacheco atende paciente do CREADH com estímulo terapaêutico - Foto Gabriel de Oliveira
Psicóloga Rosana Pacheco atende paciente do CREADH com estímulo terapaêutico
Com 40 atendimentos diários, o trabalho desenvolvido pela equipe do CREADH e coordenado pela psicóloga Maria Auxiliadora Costa da Silva, é inovador e conta com muitas parcerias. Recentemente, através de projetos com o Ministério Público estadual e Ministério Público do Trabalho, a instituição foi beneficiada com doação de 138 cadeiras de rodas que foram repassadas em doação a pacientes atendidos na unidade. Um veículo Doblô também foi doado para atender às visitas domiciliares, além de adquiridos mais de 36 itens em aparelhos de fisioterapia com a parceria.
A partir do próximo ano, o atendimento de reabilitação física vai ganhar mais um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e uma oficina ortopédica no município de Itabuna. A unidade totalmente adaptada às exigências do Governo federal, contará com serviço de dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM).
O CER integra o Programa Viver sem Limite, do Governo federal, tem como objetivo de ampliar o acesso de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde - SUS. A unidade de Itabuna será construída na Avenida Manoel Chaves, em um terreno doado pela atual administração, localizado junto ao Estádio Luís Viana Filho, no São Caetano.

Nenhum comentário