Notícias de última hora

3ª Conferência da Juventude quer ampliar espaços de participação social

Ampliar canais de escuta da juventude e transformar os espaços públicos de Itabuna em ambientes de convivência para os jovens foram os assuntos debatidos na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude na noite de terça-feira, dia 12, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC. Com o tema "As várias formas de mudar o Brasil", o evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e é preparatório para a 3ª Conferência Nacional da Juventude promovida pelo Governo Federal.
Grupo Encantarte fez apresentação na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude - Foto Pedro Augusto
Grupo Encantarte fez apresentação na abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude
Na solenidade, Tamela França, representante do Grupo Encantarte, lamentou os homicídios envolvendo 450 jovens, entre 15 e 29 anos de idade, no período de 2009 a 2012, de acordo com dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. "Do total das mortes, a maioria é de jovens, negros e residentes na periferia. Portanto, precisamos discutir políticas públicas e essa é a oportunidade para que enfrentemos essa realidade", discursou.
Solenidade de abertura da 3ª Conferência Municipal de Juventude - Foto Pedro Augusto
Solenidade de abertura da 3ª Conferência Municipal de Juventude
O vice-prefeito Wenceslau Junior, que representou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que cumpre agenda em Salvador, fez um relato das ações e projetos desenvolvidos pela administração municipal em favor da inclusão de crianças, adolescentes e jovens. Citou a construção de quadras de areia e recuperação de quadras poliesportivas e de 34 escolas da rede municipal de ensino que passaram a ser ambientes de aprendizado e convivência. Também lembrou a criação das universidades estadual de Santa Cruz (UESC) e federal do sul da Bahia (UFSB) a partir da luta dos estudantes.
Vice-prefeito  de Itabuna Wenceslau Junior fala na abertura da Conferência da Juventude - Foto1 Wenceslau Junior
Vice-prefeito  de Itabuna Wenceslau Junior fala na abertura da Conferência da Juventude
Na ocasião, o secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, convocou os jovens a participarem ativamente da Conferência, já que a temática busca reconhecer e potencializar as várias formas de expressão da juventude brasileira. Além de expressar a satisfação com a posse dos integrantes do Conselho Municipal da Juventude, ele recomendou aos jovens presentes que sejam revolucionários. "Vocês têm a força de mudar o cenário de nossa cidade, do Estado e do País. Com a ajuda da juventude é muito fácil construir uma sociedade cada vez mais igual, cada vez mais fraterna", destacou.
Secretário de Assistência Social José Carlos Trindade - Foto Pedro Augusto
Secretário de Assistência Social José Carlos Trindade
O titular da SAS ainda expressou a opinião de que a Conferência Municipal da Juventude é uma forma de abordagem que aproxima o jovem do poder público e garante sua participação na formulação e controle das políticas públicas. "Esta é a forma de o município garantir que as propostas sejam eficazes, formuladas diretamente para atender as necessidades apontadas pela juventude", afirmou o secretário.
Na palestra de abertura a professora-doutora Fabiana Costa, diretora de Integração Social da Universidade Federal do Sul da Bahia e Doutora em Educação, disse que a Conferência amplia a participação da juventude reconhecendo a diversidade de expressões deste segmento. "Nesse contexto de participação, a Conferência reconhece e incorpora ao debate político novas formas de participação e de expressão da juventude. Além disso, esse momento reconhece a cultura, a arte e a produção de conhecimento dos jovens como forma de fazer política. Este também é um ambiente importante para a juventude como espaço político de busca de direitos e de luta contra preconceitos", afirmou Fabiana Costa.

Nenhum comentário