Notícias de última hora

Joseph Blatter estaria reconsiderando se manter na presidência da Fifa

Blatter FIFA (Foto: Reuters)Blatter estaria considerando se manter à frente da Fifa e cumprir novo mandato (Foto: Reuters)
Os escândalos envolvendo a Fifa ao longo do último mês mexeram com a estrutura da entidade, que viu o presidente reeleito Joseph Blatter avisar que deixaria o cargo em breve para novas eleições. No entanto, neste domingo, o jornal suíço Schweiz am Sonntag dá conta de mais uma reviravolta no caso. Segundo a publicação, que citou uma fonte anônima próxima a Blatter, o presidente estaria reconsiderando se manter à frente da Fifa.
A mudança de planos de Joseph Blatter estaria calcada no apoio das associações da Ásia e África ao seu mandato. Após a decisão anunciada de deixar a presidência da Fifa, o mandatário recebeu diversos pedidos para que ele reconsiderasse. A entidade, no entanto, se recusou a comentar se teria recebido qualquer sugestão das associações e, muito menos, se as atenderia. Oficialmente, a Fifa sustenta que nada mudou da decisão de Blatter - reeleito em 29 de maio - em deixar a presidência e que novas eleições serão convocadas entre dezembro e fevereiro.
Domenico Scala, dirigente responsável pelas novas eleições da Fifa, interveio ao saber das especulações de que Blatter poderia se manter no cargo.
- Para mim, as reformas são o tema central. É por isso que acho que é indispensável em seguir com o processo iniciado de trocar de presidência como fora anunciado - disse Scala, sendo apoiado por Damian Collins MP, membro-fundador do grupo "Nova Fifa Agora" (New Fifa Now).
Blatter foi reeleito para um quinto mandato no dia 29 de maio e, quatro dias depois, desistiu da função. Seu concorrente na última disputa, o príncipe da Jordânia, Ali bin al-Hussein, já confirmou que concorrerá novamente - caso seja confirmado o pleito. Há outros interessados, como Zico, que na última quarta-feira, confirmou que pretende disputar o posto. O bilionário sul-coreano Chung Mong-joon e o ex-jogador David Ginola também se mostraram interessados.

Nenhum comentário